Ipem inicia Operação Carnaval

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) iniciou hoje a Operação Carnaval. Até quarta-feira, técnicos da gerência de fiscalização estarão percorrendo estabelecimentos comerciais de todo Estado na tentativa de retirar do mercado preservativos falsificados ou que não exibam o selo de certificação do Inmetro.

Falsificações foram encontradas, hoje,  em uma farmácia da rede Maxifarma na Avenida Erasto Gaertner, no bairro Bacacheri, em Curitiba.

No local, foram apreendidas falsificações dos preservativos Jontex, pertencentes à marca Johnson & Johnson. ?As embalagens dos preservativos falsos tinham cor um pouco diferente das verdadeiras, continham um pequeno erro de português e não tinham picote para abertura?, explicou a técnica Eliane Franco.

Se o gerente da farmácia, Ricardo Cézar Colauto, não conseguir comprovar a origem dos produtos falsos, irá receber uma multa que pode variar de R$ 200 a R$ 10 mil. 

O consumidor deve procurar o selo do Inmetro, verificar a data de validade, a origem do produto, o nome do fabricante e do importador – no caso de produtos não fabricados no Brasil.(Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo