Ipem fiscaliza remédios de alto consumo no inverno

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), do Governo do Estado, coleta neste mês de julho amostras de medicamentos cujo consumo é maior no inverno. Fazem parte da lista descongestionantes nasais, antitérmicos, xaropes e analgésicos. O levantamento é de caráter quantitativo, ou seja, para verificar se a quantidade especificada na embalagem confere com o que realmente está sendo colocado à venda para o consumidor.
Os técnicos do Ipem também estão verificando outros produtos de consumo típico nesta temporada, como novelos e carretéis de lãs, linhas e fios, utilizados para confecção de agasalhos, cobertores e abrigos. O peso que consta nos rótulos da embalagem ou no cone inferior de algumas delas tem de bater rigorosamente com o produto. Caso haja qualquer diferença entre estes números, o artigo é recolhido para análise mais detalhada nos laboratórios do Ipem.
Para o mês que vem a programação prevê a verificação de produtos agropecuários, como adubos, sementes e rações.
O trabalho – Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos medidos e pesados sem a presença do consumidor – alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza. A verificação é feita nos aspectos das quantidades do produtos comercializados, correta indicação e posicionamento nas embalagens e tolerâncias admitidas.
Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição, além da conformidade de produtos das áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente (vestuário, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e transporte de produtos perigosos).
Também é da competência do Instituto a verificação da conformidade, no comércio, de produtos têxteis, dispositivos elétricos e produtos de certificação compulsória, como fios e cabos elétricos, extintores de incêndio e pneus

Voltar ao topo