Ipem e Procon dividem programa de orientação ao consumidor na TV Paraná Educativa

Um programa voltado diretamente para o consumidor estréia nessa segunda-feira (03), na TV Paraná Educativa. O ?Espaço da Cidadania? é um programa que se propõe a enfocar questões que envolvam o direito de cidadania. A finalidade é dar orientações para um consumo consciente e ainda trazer informações preventivas a quem pretende utilizar o cheque especial, negociar dívidas, emitir documentos, rever uma compra, reclamar de um serviço etc. O programa indica que providências as pessoas devem tomar para não precisar da justiça, mas se isso for necessário, indica que caminhos seguir.

O ?Espaço da Cidadania? irá compor a nova faixa das 18h da Paraná Educativa, de segunda a sexta-feira, destinada agora à prestação de serviços. Os apresentadores serão o presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, e o coordenador do Procon/Pr, Algaci Túlio, que estarão diretamente conectados com os consumidores, enfocando o tema do dia e abertos às dúvidas através de telefone ou correio eletrônico.

?É um passo a mais que o Ipem dá no sentido de se aproximar do consumidor e do produtor, priorizando a orientação em vez da autuação. Nossa expectativa é muito boa quanto aos frutos que estaremos colhendo com essa nova iniciativa que amplia o campo de ação do Programa Especial de Orientação, o PESO, que já vem atingindo todas as regiões do Estado, através de seminários de orientações. Com esse programa, ampliaremos ainda mais esse alcance? ? enfatiza Leonaldo Paranhos, que será o apresentador nas segundas e terças. O programa da quarta-feira terá os dois apresentadores juntos, enquanto os de quintas e sextas ficarão a cargo de Algaci Túlio.

O programa também pretende prestar dicas úteis no dia-a-dia de quem consome e que muitas vezes não são percebidas, como verificação metrológica de balanças, taxímetro, bomba medidora de combustível, radares fixos, hidrômetros, entre outros. Outro quadro proposto ao programa, em conformidade com dicas para o bom consumo, é de orientar a população a fazer avaliações de conformidade antes de comprar algum produto ou serviço como, café, carne, cereais e demais grãos alimentícios, composto alimentar, condimentos e especiarias, derivados do leite, ou ainda, o que é preciso observar na hora de comprar produtos que requerem observações especiais como, capacetes, preservativos masculinos, extintores de incêndio, brinquedos, lâmpadas, entre outros.

A estréia

Na estréia, os dois apresentadores e vão indicar os caminhos que o consumidor pode percorrer antes de procurar a Justiça. Serão apresentados o Ipem e o Procon, além de características e funcionamento dos escritórios modelos, Defensoria Pública, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB e Juizados Especiais Cíveis.

Voltar ao topo