Ipem começa a inspecionar taxímetros

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) começou nesta terça-feira (01) a verificação periódica dos taxímetros instalados na frota de táxis de Curitiba. Neste mês de abril, serão verificados os taxímetros instalados em veículos cujos números de portas tenham final 1 e 7.
Em cada mês há uma divisão para facilitar os trabalhos. Para o mês de maio, estão programadas as portas de final 2 e 8. Para junho, as de 3 e 9. Para julho, de 4 e 0. E para agosto, de 5 e 6.
A cada nova mudança de tarifa ou de forma ordinária, uma vez por ano, o taxista tem de procurar uma das quatro oficinas autorizadas de Curitiba para alteração no taxímetro. Mudança feita, o motorista recebe o selo do Inmetro, constando a reparação.
O passo seguinte é dirigir-se ao Ipem para a verificação metrológica do instrumento e de suas condições originais pelas quais foi aprovado inicialmente.
Prazo – O prazo máximo de verificação, após a conclusão dos serviços realizados de reparo é de 24 horas, podendo ser prorrogado em casos de força maior, devidamente comprovados.
Para evitar o congestionamento do trabalho, com a verificação simultânea dos 2.254 táxis existentes em Curitiba, foi organizada uma programação escalonada, obedecendo o número das portas dos veículos, a exemplo do que vem acontecendo anualmente.
Informações sobre o calendário de verificação do taxímetro podem ser obtida no Ipem, pelo telefone 256-7122. Os táxis devem se apresentar na data determinada para efetivação dos trabalhos metrológicos na pista de verificação, na rua Jurandir Loro, no Bacacheri, fundos da sede do Ipem, das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

Voltar ao topo