IPCA teve alta de 0,69% em novembro

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) voltou a subir em novembro, e registrou 0,69%, depois de ter ficado em 0,44% no mês anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi puxada pelo aumento dos combustíveis e da tarifa de telefone fixo. Os preços dos alimentos ficaram praticamente estáveis.

A gerente do Sistema de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, disse que o resultado do IPCA, que é usado pelo Banco Central para balizar as metas inflacionárias, ficou dentro das expectativas. "Os aumentos foram localizados e não houve surpresas", afirmou. Para Eulina, os preços dos alimentos continuarão em queda, influenciados por dois fatores: o reflexo da boa safra agrícola e a queda do dólar.

Eulina adiantou que a inflação de dezembro deve ser pressionada pelos reajustes das passagens de ônibus urbanos em pelo menos três capitais. Em novembro, já houve aumento nas passagens em algumas regiões, por conta do que Eulina chamou de "efeito pós-eleição". Também se espera que o reajuste de 7% da gasolina nas refinarias, concedido no final de novembro pressione o índice de dezembro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.