O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) acaba de disponibilizar na Internet o projeto “Leituras Regionais”. A série foi financiada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e reúne o resultado de pesquisas que visam a compreensão das mesorregiões do Paraná.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosa Moura, o “Leituras Regionais” é pioneiro no Estado, uma vez que não haviam estudos detalhados sobre as mesorregiões. “O objetivo é disponibilizar informações e elementos de análise para o entendimento das condições atuais e tendências de processos de desenvolvimento socioeconômico das regiões”, afirma.

Além disso, o projeto atende ao plano do governo Requião, que tem como prioridade o desenvolvimento regional. “O ‘Leituras Regionais’ irá subsidiar as ações de governo e facilitar articulação de agentes das regiões na construção de estratégias de desenvolvimento regional para todo o Estado”, complementa Moura.

Para o presidente do Ipardes, José Moraes Neto, “a sistematização das informações propiciadas pelo projeto dará suporte à elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regionais, a serem elaborados pelo Instituto em conjunto com a SEDU e o Paraná Cidade”.

Ao todo, são dez mesorregiões analisadas pelo Ipardes: Oeste; Norte Central; Centro Sul; Sudoeste; Sudeste; Noroeste; Centro Oriental; Norte Pioneiro; Centro Ocidental e Metropolitana de Curitiba. O projeto, que está em fase de publicação, já está disponível no site do Instituto.

continua após a publicidade

continua após a publicidade