Investidor terá retorno maior de aplicações bancárias

Todo o investidor, independente do prazo que mantiver suas aplicações nos bancos, passará a ter um retorno mais efetivo das aplicações com as novas medidas de desoneração tributária anunciadas pelo governo.

Uma das medidas permite que o poupador pague o ?come cotas? pela alíquota mais baixa de 15%. O ?come cotas? é a cobrança de impostos, atualmente mensal, das aplicações financeiras, e que passará a ser semestral a partir de 1º de outubro, quando entrará em vigor a conta-investimento.

Segundo documento divulgado pelo Ministério da Fazenda, em Brasília, após a divulgação das medidas, a redução das alíquotas do imposto de renda, anunciada hoje, ?além de favorecer o financiamento do investimento das empresas ? através, por exemplo, da emissão de debêntures e ações ?, deverá ter um efeito positivo sobre o perfil da dívida pública, na medida em que o alongamento das aplicações estimulará a compra de papéis de maior prazo?.

Além disso, os técnicos do governo acreditam que a mudança terá reflexos positivos sobre o conjunto da economia, ao contribuir para a melhoria do perfil de vencimento da dívida.

Voltar ao topo