enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Previsão

Inverno começa com sol nesta sexta-feira; saiba como será a estação mais fria do ano

  • Por Alex Silveira
Foto: Arquivo/Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O fim do outono e início do inverno têm data e horário marcados. A troca de estações começa a partir das 12h54 desta sexta-feira (21), com previsão de tempo estável e temperaturas amenas no Paraná, pelo menos nos primeiros dias. Segundo o Instituro Simepar, a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões, com amplitude térmica variando entre 8° C e 26° C. Há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer nas regiões Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Na sexta-feira, as menores temperaturas devem ocorrer em Rio Negro, Pato Branco e União da Vitória. Já as maiores estão previstas para Guaíra, Umuarama, Paranavaí e Foz do Iguaçu. O Simepar prevê que o tempo deve ficar encoberto em Guarapuava e Rio Negro e parcialmente nublado na capital, Litoral, nas regiões Central, Centro-Sul, Sul e Norte Pioneiro. Já o sábado (22) deve prosseguir sem chuvas, com leve aumento das temperaturas. No domingo (23) o sol deve predominar em todo o estado, com temperaturas entre 8° C e 27° C.

+ Leia ainda: Com recém-nascido nos braços, homem e amiga são executados em ‘queima de arquivo’

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuva quando predominarem massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.

Menos geadas

O fenômeno El Niño continua influenciando o clima na Região Sul, reduzindo as chances de geadas. No entanto, deslocamentos eventuais de intensas massas de ar frio podem causar o fenômeno e trazer queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Centro e Campos Gerais.

+ Leia mais: Sozinho e de Fiat 147, curitibano roda 15 mil km em jornada inesquecível na América do Sul

“Os produtores de café devem ficar atentos às previsões de geadas para adotarem medidas de proteção dos viveiros e das mudas de até seis meses”, diz a agrometeorologista Ângela Costa, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O mesmo deve ser feito com as hortaliças. “Já o trigo e o milho devem desenvolver-se normalmente, atingindo boa produtividade”, afirma.

Vale ressaltar que o Simepar e o Iapar mantêm o serviço gratuito de alerta de geada, emitindo previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins também são divulgados pelo Disque Geada (43) 3391-4500, nas redes sociais e páginas do Simepar e Iapar.

Histórico do inverno

A base de dados históricos sobre o inverno paranaense apresenta baixos volumes de chuvas. Julho costuma ser menos chuvoso. Os registros de baixas temperaturas mais expressivos são de Palmas, no Sul do Estado.

+ Leia também: Atitude inusitada de passageira acaba com situação de assédio dentro de ônibus

O link de uma página do governo do estado traz uma tabela de valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro. Este ano, o inverno termina às 04h50 do dia 23 de setembro.

Pelado e desorientado, homem é resgatado de dentro do bueiro em Curitiba

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Inverno começa com sol nesta sexta-feira; saiba como será a estação mais fria do ano"


Julio Cesar
Julio Cesar
25 dias 22 horas atrás

Solão hein… Pega até um bronze.
O Simepar inteiro não vale uma saracura. Na internet há previsões muito mais confiáveis.

PAULO ROBERTO FORNAZARI
PAULO ROBERTO FORNAZARI
25 dias 23 horas atrás

Ainda bem que não acredito na previsão do tempo da tribuna atrelada ao simepar. Cade o Sol? Ah é esta atrás das nuvens. Ta certo esses meteorologista do simepar não consegue prever nem o tempo na casa dele.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas