Invasão em Cândido de Abreu termina de forma pacífica

A desocupação da Fazenda Império, em Cândido de Abreu, na região Central do Paraná, foi finalizada na manhã desta quarta-feira (15) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de forma pacífica. Conforme vem ocorrendo em todas as desocupações já realizadas até agora, esta também foi anunciada previamente à imprensa e notificada a representantes do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário.

“Estamos dando total transparência aos processos de desocupação de terras. O objetivo é cumprir os mandados de reintegração de posse evitando o conflito entre ruralistas e sem-terra”, explicou Luiz Fernando Delazari, secretário da Segurança Pública. Esta foi a 25.ª desocupação de terra, entre áreas urbanas e rurais, promovida neste ano pela Secretaria da Segurança Pública. Em todas as oportunidades, o cumprimento dos mandados de reintegração de posse foi realizado pacificamente. “A negociação e o diálogo evitam o conflito. O papel da Secretaria da Segurança é manter a paz no campo”, considerou Delazari.

Por volta das 9 horas, uma tropa com cerca de 300 homens do 1. Batalhão da Polícia Militar, acompanhada por um oficial de Justiça, notificou os líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) a respeito do mandado de reintegração de posse, expedido pela Justiça em 4 de outubro de 2001. As lideranças da invasão concordaram em retirar as cerca de 40 famílias, que ainda permaneciam acampadas na propriedade. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior, os sem-terra retornaram para seus municípios de origem, Cândido de Abreu e Reserva.

Durante a retirada dos sem-terra, a Polícia Militar promoveu uma revista que resultou na apreensão de algumas foices, machados e facas. A desocupação da Fazenda Império foi anunciada pela Secretaria da Segurança Pública na semana passada. Desde então, cerca de 30 famílias já haviam se retirado da propriedade, mas outras 40 famílias permaneciam acampadas na área.

A Fazenda Império fica a 18 quilômetros de Cândido de Abreu. A propriedade de 1,8 mil hectares foi invadida em 15 de novembro de 1999 por cerca de 350 integrantes do MST.

Voltar ao topo