Invasão do MST deixa dois feridos no Paraná

Duas pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (06) em invasão de integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) à Fazenda Videira, em Guairaçá, a cerca de 500 quilômetros de Curitiba (PR). O delegado de Terra Rica, Alessandro Roberto Luz, instaurou inquérito para apurar o que ocorreu na fazenda.

De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a fazenda teve decreto de desapropriação publicado em dezembro, mas o proprietário entrou com recurso, que ainda não foi apreciado pela Justiça. Por isso, cerca de 40 famílias do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) que haviam invadido a fazenda acabaram deixando a propriedade, também aguardando a decisão. Eles ficaram acampados em frente à porteira.

No entanto, na madrugada de hoje, segundo a Polícia Militar de Guairaçá, um grupo do MST – estima-se entre 300 e 400 pessoas – apareceu no local disposto a invadir a fazenda. Integrantes do Mast relataram que os rivais estavam encapuzados e armados com espingardas, revólveres e pistolas. Houve confronto entre os dois grupos e um dos líderes do Mast, conhecido apenas como Louro, foi baleado na mão.

Segundo relatos feitos à PM, quando entraram na fazenda, os integrantes do MST depararam-se com quatro seguranças, que não estariam armados. Um deles, Silvio César Ribeiro do Nascimento, disse ter recebido socos e pontapés. Ele também reclamou que o dinheiro que tinha na carteira desapareceu.

O clima no local ainda está tenso porque os integrantes do Mast permanecem em frente à porteira. Hoje eles fizeram um protesto fechando por duas horas a rodovia PR-180. Policiais militares fazem a ronda para evitar novos confrontos.

Voltar ao topo