Interior está empregando mais do que grandes centros, diz Berzoini

O interior do país continua empregando mais do que as grandes cidades, segundo revelou hoje o ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, ao divulgar os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em abril desde ano, nove estados, juntos, criaram 159.519 empregos, dos quais 110.723 no interior.

Berzoini explicou o fenômeno com o fato de as grandes cidades estarem enfrentando o esgotamento das condições de logística, transporte e mesmo qualidade de vida. Segundo ele, muitas empresas buscam implantar novas unidades em cidades próximas a entroncamentos rodoviários, porque reduzem os custos de produção, sem inviabilizar o acesso aos consumidores.

Seguindo essa tendência, o Caged revelou que os estados onde é mais acentuado o fenômeno são Paraná e São Paulo, onde o interior emprega três vezes mais do que os grandes centros. A única exceção é Pernambuco, onde a criação de postos de trabalho caiu 3,3%. O ministro explicou que essa queda se deve principalmente à entressafra da cana-de-açúcar, principal empregador da região.

Além das facilidades na implantação de empresas, o agronegócio também está atraindo um maior número de pessoas para o interior. Berzoini disse que o crescimento da atividade agrícola em uma região acarreta a migração de profissionais e desenvolve também outros setores, como o comércio e o setor imobiliário. ?Com o fortalecimento da atividade agrícola se cria toda uma onda de estrutura de serviços de outras atividades de negocio atrás desse crescimento, porque o setor gera muito emprego e muita renda?, afirmou.

Berzoini informou também que está negociando com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para que nas suas pesquisas sejam incorporadas regiões dos chamados pólos industrias, do comércio e agrícolas. O objetivo é que as pesquisas desses institutos possam demonstrar o fenômeno de crescimento de emprego no interior.

Voltar ao topo