Íntegra do discurso de Lula, após reunião com Duhalde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se hoje com o presidente da Argentina, Eduardo Duhalde, em encontro que teve a retomada do Mercosul como tema principal.

Leia abaixo íntegra do discurso:

“Senhor presidente da República Argentina, Eduardo Duhalde:

Com grande satisfação recebemos hoje o presidente da República Argentina, Eduardo Duhalde, e membros destacados de sua equipe de governo para importante reunião de trabalho.

O fato de esta ser a terceira vez que nos encontramos em pouco mais de um mês é prova eloquente da densidade do relacionamento entre nossos países.

Foram três reuniões desde o início de dezembro do ano passado: minha visita a Buenos Aires, ainda na condição de presidente eleito; a sua visita por ocasião de minha posse como presidente da República; e o presente encontro de trabalho, transcorridas apenas duas semanas desde que assumi a Presidência.

Este é um fato bastante auspicioso. Ao longo de toda a campanha que me conduziu à Presidência de meu país insisti em que a América do Sul seria a prioridade de nossa política externa. Dar prioridade à América do Sul passa, necessariamente, por resgatar a vitalidade e o dinamismo do Mercosul. E tal resgate exige um relacionamento cada vez mais fluido, cada vez mais franco, cada vez mais próximo com a Argentina.

Brasil e Argentina são parceiros estratégicos. Estamos engajados na empreitada de construir um espaço econômico integrado, como base de um projeto que vai muito além disso, que é o Mercosul.

Nestes tempos de incertezas, é necessário guardarmos perspectiva histórica para avaliar o muito que alcançamos. Essa perspectiva nos permite renovar o ânimo para enfrentar o muito que ainda resta fazer para avançar no processo de integração.

Reforçaremos as dimensões política e social do Mercosul. Construiremos instituições que garantam a continuidade do que alcançamos e nos ajudem a superar os desafios que teremos de enfrentar.

É fundamental garantir a mais ampla participação de nossas sociedades neste processo, com a revitalização de instituições como o Fórum Econômico e Social e a Comissão Parlamentar Conjunta, e com a criação, em prazo relativamente breve, de um Parlamento do Mercosul.

Para dar novo ímpeto ao Mercosul são necessários mecanismos financeiros e monetários que permitam a retomada do crescimento do comércio entre nossos países. Resolveremos as questões da tarifa externa comum e da União Aduaneira, para melhor negociar com outros países e blocos.

Caminharemos rumo à livre circulação de pessoas, cujo primeiro passo foi o acordo sobre residência para nacionais do Mercosul.

São desafios notáveis, à altura da vontade de nossos povos e de nossa determinação. Tenho uma certeza a orientar minhas decisões a respeito da integração sul-americana: a amizade fraterna e a cooperação eficaz entre Brasil e Argentina são a sua base e a condição de seu êxito.

Senhor Presidente,
O processo de integração é fruto da aliança estratégica que nossos países desenvolvem e aprofundam, e que constitui projeto permanente e política de Estado de nossos dois países.

Essa aliança corresponde a sentimento arraigado das sociedades brasileira e argentina. Por isso encaramos com otimismo o futuro e constatamos que um projeto comum de paz, prosperidade e democracia faz parte de nossa realidade.

Quero dedicar especial ênfase, aqui, ao que, juntos, podemos alcançar na área social. O Brasil é um país que ainda tem um enorme passivo a resgatar neste campo. A principal meta de meu governo é alcançar o objetivo da Fome Zero. Todo brasileiro comerá três vezes por dia.

O combate à miséria, a garantia de padrões mínimos de educação e saúde e o permanente esforço de criar empregos são uma obsessão minha. Há experiências nos dois países que fazem antever uma importante cooperação, com benefícios mútuos, no campo social.

Senhor Presidente,
Foram muitas e formidáveis as dificuldades que vossa excelência teve de vencer. Sob sua liderança, a Argentina soube desmontar, uma a uma, as previsões pessimistas que se faziam acerca do seu futuro.

Congratulo vossa excelência pelos resultados alcançados na estabilização da economia argentina e no combate ao empobrecimento da população. O Brasil, parceiro e irmão da República Argentina, tem interesse direto e permanente na sua prosperidade e estabilidade.

Desejo erguer um brinde à nação argentina, à nova dinâmica que daremos ao processo de integração e à sua felicidade pessoal, senhor presidente Duhalde. Sua obra de pacificação e normalização institucional em seu país haverá de ser devidamente reconhecida pela História.”

Voltar ao topo