Instituto nacional do câncer premiará ações de controle do tabaco

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) premiará amanhã, em solenidade na sede no centro da cidade, organizações públicas e privadas de todo o país, que se destacaram no controle do tabagismo.

Segundo informações antecipadas pela assessoria de Imprensa do Órgão, o diretor geral do Inca, José Gomes Temporão, e outras autoridades da área de saúde, entregarão troféus a três estados, três municípios, seis ambientalistas de trabalho, seis unidades de saúde e seis escolas.

Durante a solenidade de premiação ? uma iniciativa conjunta do Inca e dos ministérios da Saúde e do Trabalho ? serão divulgados novos dados do Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Agravos Não-Transmissíveis, uma pesquisa feita em 16 capitais brasileiras, e que busca traçar um perfil do comportamento quanto ao fumo, álcool, sedentarismo, dieta e prevenção de doenças.

A iniciativa está inserida nas atividades programadas no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no domingo desde 1986. O principal alvo da campanha é a população jovem, a partir da constatação do Inca de que 90% dos fumantes adultos tornam-se dependentes até os 19 anos de idade. Neste ano será reforçado o slogan ?Tabaco e Pobreza: um círculo vicioso?.

Voltar ao topo