Instituo Ambiental do Paraná embarga ferrovia na Serra do Mar

Por determinação do secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai embargar e interromper a atividade de transporte de cargas no trecho da ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, local do acidente ocorrido com o trem da América Latina Logística (ALL). O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do IAP, Rasca Rodrigues, que frisou a reincidência de acidentes envolvendo a ALL no Estado.

“Vamos exigir da ALL a assinatura de um termo de ajustamento de conduta, para cancelar o embargo. A empresa terá que se adaptar a exigências ambientais e operacionais que serão apresentadas pelo IAP para evitar novos acidentes”, disse Rasca. Segundo ele, serão compromissos estabelecidos com a empresa para garantir a segurança ambiental e de operação na ferrovia.

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira, quando 35 vagões carregados de soja, farelo de milho e açúcar descarrilaram sobre a ponte do Rio São João, em Morretes. Desde o ano de 2000 o IAP já lavrou 28 multas contra a ALL no valor total de R$ 12,5 milhões, por acidentes diversos que trouxeram danos ambientais ao Paraná. Desses processos, dez foram pagos e 18 ainda estão em andamento.

Voltar ao topo