Brasília – O Instituto Social do Seguro Social (INSS) começou, a partir desta quinta-feira (19), a notificar 71.480 aposentados e pensionistas em todo Brasil que ainda não atualizaram o cadastro no Censo Previdenciário, iniciado em outubro de 2005. De acordo com dados divulgados pelo INSS, apenas no estado de São Paulo, estão sendo chamadas 11.388 pessoas.

continua após a publicidade

As notificações serão feitas por carta e, para segurados que não tenham o endereço atualizado no banco de dados do INSS, por editais publicados nos jornais de grande circulação. Os aposentados e pensionistas têm o prazo de 30 dias, contados após a notificação, para atualizar os dados cadastrais na agência bancária da qual recebem o benefício. Passado esse prazo, o pagamento é suspenso, só podendo ser reativado com a atualização dos dados no banco.

Para o recadastramento, é necessário apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um documento de identidade ? que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou registro de conselho profissional ? e comprovante de residência. O recadastramento pode ser feito pelo procurador ou representante legal do beneficiário.

Esta é a segunda notificação realizada neste ano. A primeira aconteceu em janeiro e convocou 311.625 beneficiados. ?Os comunicados em janeiro que não comparecerem até o dia 2 de maio, terão o benefício suspenso?, afirmou a Coordenadora do Comitê Censo Previdenciário, Laura Schwerz, em entrevista à TV NBr .

continua após a publicidade

O objetivo do censo é atualizar a base de dados da Previdência Social para eliminar pagamentos indevidos de benefícios. De acordo com o INSS, aproximadamente 90% dos aposentados e pensionistas foram recadastrados.