INSS muda data de pagamento de benefícios a partir de abril

Brasília – As datas de pagamento de benefícios da Previdência Social serão alteradas a partir de abril, conforme resolução da Diretoria Colegiada do INSS, publicada no Diário Oficial da União de hoje (3). Assim, todos os beneficiários receberão seus pagamentos nos cinco primeiros dias úteis de cada mês.

Atualmente, os pagamentos são realizados nos dez primeiros dias úteis de cada mês. Os benefícios de numeração final “um” são pagos no primeiro dia útil; os de final “dois”, no segundo dia útil e, assim, sucessivamente, até o décimo dia útil, quando são liberados os benefícios de final “zero”.

A partir de primeiro de abril, os benefícios de final “um” e “seis” serão pagos no primeiro dia últil de cada mês; os de final “dois” e “sete” serão pagos no segundo dia útil; os de final “três” e “oito” serão pagos no terceiro dia útil; os benefícios de final “quatro” e “nove” serão liberados no quarto dia útil; já aqueles terminados em “cinco” e “zero” serão pagos no quinto dia útil.

Segundo o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, a novidade atende a uma antiga reivindicação das entidades representativas de aposentados e pensionistas, que pleiteavam a antecipação dos pagamentos para os primeiros dias do mês. Dessa forma, fica reduzido o tempo de espera do pagamento daqueles segurados que recebiam os benefícios mais tarde.

Brunca ressaltou que essa nova tabela modifica a data de pagamento de apenas 50% dos benefícios. Os benefícios de numeração final de “um” a “cinco” continuam a ser pagos na data habitual, nos primeiros cinco dias úteis. Já os benefícios com terminação de “seis” a “zero” terão a data de pagamento antecipada, também para os cinco primeiros dias úteis.

A Resolução estabelece ainda que, em caso de feriado federal, estadual ou municipal, o pagamento do benefício será efetuado no primeiro dia útil seguinte ao estipulado na tabela.

As informações são do Ministério da Previdência Social.

Voltar ao topo