A partir de hoje, aposentados e pensionistas com benefício de final 2 devem começar a se recadastrar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles participam da segunda etapa do censo previdenciário.

continua após a publicidade

Iniciada em abril deste ano, essa etapa vai atualizar cerca de 14,7 milhões de segurados até julho de 2007. Os aposentados e pensionistas estão sendo divididos de acordo com o último número do benefício. Em junho, os segurados de benefício com final 3 deverão regularizar seus dados e em julho isso ocorrerá com beneficiários de final 4.

De acordo com o diretor de benefício do INSS, Benedito Brunca, os beneficiários devem ficar atentos para a convocação feita na rede bancária ou nos terminais de auto-atendimento, já que o pagamento pode ser bloqueado.

"Os que tinham sido chamados no mês de abril têm até o final deste mês de maio para poder comparecer. Os que foram convocados a partir de ontem (2) terão o mês de maio e de junho para atualizarem. O prazo é sempre de 60 dias. Quem não comparecer vai ser convocado por edital ou carta e, se não atender esse chamado, o pagamento será bloqueado."

continua após a publicidade

Segundo Brunca, os beneficiários poderão adiantar a atualização, se quiserem, desde que compareçam na agência em um período menor de procura, como na segunda quinzena do mês.

Ele ressaltou ainda que o trabalho de atualização de cadastro serve para garantir o pagamento às pessoas que têm direito. Os dados são atualizados na agência bancária onde o aposentado e pensionista recebem o pagamento. É preciso levar um documento de identidade e o CPF, além de comprovante de endereço e título de eleitor.

continua após a publicidade