Termina na sexta-feira (24) o prazo de inscrições para o VI Vestibular Indígena do Paraná. Uma comissão da Funai está percorrendo as comunidades do Estado, divulgando o concurso e fazendo as inscrições. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, na Universidade Federal do Paraná. Os candidatos aprovados escolhem o curso que pretendem estudar.

continua após a publicidade

O sistema de reserva de vagas existe desde 2002. Cada universidade pública do Paraná destinava inicialmente três vagas para estudantes indígenas. Este ano, uma lei estadual ampliou para seis o número de vagas em cada instituição.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), 17 alunos estão matriculados, em 12 cursos: Medicina (3), Enfermagem (1), Odontologia (2), Medicina Veterinária (1), Agronomia (1), Ciências Sociais (1), Pedagogia (1), Comunicação Social ? Jornalismo (2), Secretariado Executivo (1), Direito (2), Educação Física ? Licenciatura (1), Serviço Social (1).

Os alunos recebem uma bolsa de R$ 350,00 da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A cada ano, uma das instituições é responsável pela elaboração e aplicação do concurso.

continua após a publicidade