Inscrições para Jornalismo Solidário podem ser feitas pela internet

Os jornalistas interessados em concorrer ao prêmio “Jornalismo Solidário” já podem inscrever seus trabalhos pela internet, no site www.pr.gov.br/seju, ou diretamente na sede da Secretaria da Justiça (Rua Inácio Lustosa n.º 700, 2.° andar). Poderão concorrer reportagens veiculadas pela imprensa paranaense no período de 26 de julho à 15 de novembro de 2004, em três categorias diferentes: mídia impressa (jornais e revistas), rádio e televisão. A premiação total será de R$ 9 mil.

De acordo com o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, o prêmio vai reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos veiculados na imprensa paranaense que auxiliem na prevenção ao uso de drogas. “Temos que realizar uma ‘blindagem’ de proteção aos jovens paranaenses para que eles não entrem no mundo das drogas. Nossos jovens têm que saber os prejuízos que as drogas acarretam e quem melhor pode fazer isso é a imprensa”, afirmou o secretário.

Parzianello salientou que o jornalista, através da divulgação da informação correta, pode conscientizar e sensibilizar a população sobre os danos que as drogas causam não só à sociedade, mas à família paranaense. Segundo ele, 65% das prisões realizadas no Estado envolvem drogas e 75% dos presos que o Paraná abriga com idades entre 18 e 25 anos cometeram crimes relacionados ao narcotráfico.

A comissão julgadora do concurso será composta por sete integrantes, sendo três jornalistas, um professor universitário de comunicação, dois especialistas na prevenção às drogas e o secretário da Justiça. O prêmio para os três primeiros lugares de cada categoria é de R$ 3 mil e os segundos e terceiros receberão menção honrosa.

Além das fichas de inscrição, no caso de veículo impresso deverá ser apresentado um exemplar contendo a matéria com nome do autor ou equipe. Para trabalho veiculado em rádio ou TV, deverá ser encaminhada cópia em fita cassete ou VHS.

Voltar ao topo