Inscrições ao ProJovem estão abertas em Curitiba

Jovens de 18 a 24 anos que terminaram a quarta série, não concluíram a oitava série do ensino fundamental e não têm vínculo formal de emprego podem inscrever-se, até o próximo dia 28 para participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone no número 0800 642 7777 que estará funcionando das 6h às 24 horas.

O ProJovem é um programa federal implantado nos municípios em parceria com as prefeituras. Em Curitiba, o programa será coordenado pela Secretaria Municipal da Educação e terá participação da Fundação de Ação Social e a Curitiba S.A e beneficiará 12.390 jovens.

O objetivo é promover a inclusão dos jovens por meio da oferta de escolarização, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias.

Durante um ano, os jovens selecionados participarão de aulas que acontecerão à noite nas escolas do município. A carga horária será de 32 horas semanais entre aulas e ações de integração com a comunidade. Nos doze meses de curso os jovens deverão concluir o ensino fundamental e receber qualificação profissional, além de auxílio-financeiro de R$100 por mês.

Além de escolarização, o programa permitirá aos jovens, habilitação em profissões de interesse para o mercado de trabalho local e o desenvolvimento de ações de interesse comunitário.

Também terão aulas de Língua Inglesa e de Informática. Ao final do curso, estarão habilitados para o trabalho e passarão por um exame nacional para receberem o certificado do ensino fundamental.

Caberá à Secretaria Municipal da Educação, além da localização dos jovens participantes, a contratação e qualificação de 360 professores, educadores profissionais, assistentes sociais e gestores que atuarão com os jovens no programa. O treinamento dos profissionais será feito por instituições de ensino superior. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal da Educação, pelo telefone 3350-3099.

Voltar ao topo