Inscrições ao Enem 2003 terminam hoje

Hoje é o último dia para as inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelos concluintes do ensino médio ou por quem já terminou este nível de escolarização. Para se inscrever, o interessado deve procurar a secretaria da sua escola, as agências dos Correios ou utilizar a Internet. A prova será realizada no dia 31 de agosto.

O Enem, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), é constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões e uma redação. Neste ano, a avaliação será realizada em 605 municípios do País, incluindo todas as capitais.

Isenção da taxa de inscrição

Os alunos da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e os concluintes carentes de estabelecimentos privados têm direito à isenção da taxa de inscrição, de R$ 32,00. Também terão direito à gratuidade aqueles que concluíram este nível de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (supletivo) entre abril de 2002 e abril de 2003 e os que já terminaram o ensino médio e apresentem declaração de carência.

Para os estudantes das escolas públicas, todo o processo de inscrição será realizado no próprio estabelecimento de ensino. Este mesmo procedimento deve ser seguido pelos alunos carentes de escolas privadas. Neste último caso, também deverá ser preenchida, pelo pai ou responsável, a declaração de carência que consta do verso da ficha de inscrição. Se o estudante tiver acima de 18 anos, ele próprio poderá preencher o documento.

Já os demais concluintes de escolas privadas que não têm direito à isenção da taxa devem preencher a ficha de inscrição no estabelecimento de ensino e pagar a taxa de inscrição em qualquer agência dos Correios. O comprovante de pagamento deverá ser anexado à ficha e entregue à escola.

Inscrição nos Correios

Aqueles que concluíram a educação básica em anos anteriores e pretendem participar do Enem podem se inscrever nas Agências dos Correios. O interessado deverá preencher a ficha de inscrição, pagar a taxa e anexar cópia do documento de identidade.

Este mesmo procedimento deverá ser observado pelos egressos do ensino médio que têm direito à isenção da taxa de inscrição. Só que, neste caso, o interessado terá que preencher a declaração de carência no verso da ficha de inscrição, caso tenha mais de 18 anos; caso se situe abaixo dessa idade, o pai ou responsável preencherá a declaração.

Já aqueles que concluíram a Educação de Jovens e Adultos e têm direito à gratuidade deverão anexar à ficha de inscrição a cópia do certificado de conclusão do ensino médio nessa modalidade de ensino.

Inscrições pela Internet

As inscrições pela Internet, somente para os egressos pagantes, vão até as 21h do dia 22/5. O interessado deve acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao < >, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida é necessário imprimir o boleto bancário, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação até o dia 23. A inscrição só estará confirmada após recebimento, pelo Inep, do comprovante de pagamento.

Os comprovantes de inscrição estarão disponíveis, após o seu acolhimento, até o dia 3 de junho, na página do Inep na Internet.

Inscrição de portadores de necessidades especiais

O portador de necessidades especiais interessado em participar do Enem deverá, obrigatoriamente, declarar, no ato da inscrição, o tipo de necessidade de que é portador, para que possa receber o atendimento apropriado. Caso as opções listadas na ficha de inscrição não contemplem a necessidade especial do participante, ele só poderá realizar a prova se entrar em contato com o Inep pelo e-mail enem@inep.gov.br  < > ou pelo telefone 0800 616161, para que as providências relativas ao seu atendimento sejam tomadas.

Mais de 400 instituições utilizam o Enem

Até o momento, 409 instituições de ensino superior utilizam os resultados do Enem como critério de seleção aos seus cursos de graduação. Destas, 52 são públicas e 357, privadas. O uso da avaliação tem ocorrido de várias maneiras, uma vez que as instituições têm autonomia para definir o seu critério de seleção. Em algumas, o exame conta pontos na primeira fase e, em outras, substitui essa etapa do vestibular. Há também aquelas que reservam vagas aos alunos com as melhores notas no exame.

Voltar ao topo