INPI quer reduzir ainda neste ano prazo de concessão de marcas e patentes

Para dar maior agilidade e qualidade no processamento dos pedidos de marcas e patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anuncia hoje (3), no Rio, novos procedimentos a serem adotados pelo órgão. O objetivo é reduzir o prazo de concessão de marcas ainda neste ano.

A solenidade será às 9 horas, no novo centro de treinamento do INPI, no centro da cidade. Participará também da cerimônia o presidente do instituto, Roberto Jaguaribe.

A principal medida que será anunciada é o "Projeto INPI sem papel", desenvolvido em parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) do Ministério da Fazenda. Outros procedimentos já estão em funcionamento, como os sistemas de ouvidoria e o da Revista Eletrônica da Propriedade Industrial.

Durante a cerimônia, Furlan mostrará a interface eletrônica de gestão de marcas, primeiro módulo do sistema de gestão da propriedade intelectual, o que eliminará a necessidade da apresentação de documentos em papel. O ministro vai apresentar também novas medidas que permitirão a eliminação de estoques de pedidos de marcas não processados, hoje 600 mil, e que exigiriam prazos superiores a seis anos para a concessão de novas marcas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.