Inovação na gestão de obras rende prêmio nacional à Cohapar

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, recebeu nesta quarta-feira (8) à noite em Goiânia (GO) o Selo de Mérito 2004, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs pela aplicação do sistema de Gestão Comunitária na construção de moradias do programa Casa da Família.

Romanelli também apresentou o sistema aos representantes dos Estados brasileiros reunidos na 51.ª Reunião Conjunta do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e presidentes de Cohabs e Órgãos Assemelhados. O encontro, que terminou nesta sexta-feira, teve a participação do ministro das Cidades, Olívio Dutra.

Estiveram na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no Palácio de Governo do Estado de Goiás, a secretária-executiva do Ministério das Cidades, Ermínia Maricato, e o vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. O prêmio foi entregue a Romanelli por Gerson Bulhões, conselheiro do Tribunal de Contas de Goiás.

Custo 62% menor

Os beneficiários do programa Casa da Família formam associações de moradores que acompanham todo o processo de construção das casas, desde a escolha dos projetos até a comercialização das unidades. ?Daí vem o nome Gestão Comunitária. A Cohapar administra os recursos, com a participação das associações, e contrata os profissionais autônomos para execução de serviços nas obras?, explicou Romanelli.

A Gestão Comunitária foi implantada como uma forma de reduzir as perdas financeiras comuns aos sistemas de autogestão, decorrentes do pouco conhecimento dos futuros moradores sobre a administração da obra e a aplicação correta dos recursos. ?Comparando-se com os custos praticados no mercado, a Gestão Comunitária apresenta um custo médio por m² 62% inferior", disse. O Selo do Mérito é concedido anualmente pela Associação. A comissão julgadora do prêmio foi formada por representantes do Ministério das Cidades, da Comissão de Desenvolvimento da Câmara Federal e da Caixa.

Pacto federativo

?Os resultados positivos obtidos com a Gestão Comunitária já despertou o interesse de representantes de vários estados. A reunião com secretários de Habitação e representantes de Cohabs de todo o Brasil é muito importante para trocarmos de experiências?, disse o presidente da Cohapar após a premiação.

A secretária Ermínia Maricato propôs um pacto federativo para dar continuidade aos programas de interesse público e disse que o problema da falta de moradia não se resume apenas à falta de recursos. Hereda destacou as parcerias das Cohabs com a Caixa. ?O fortalecimento das Cohabs é visível e motivo de satisfação para o banco. Queremos ter todas como parceiras em projetos de alcance social?, afirmou o vice-presidente da Caixa.

Voltar ao topo