Inmetro suspende empresa de inspeção veicular

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) suspendeu por 90 dias os contratos de credenciamento da empresa Ative – Avaliações Técnicas e Inspeções Veiculares por irregularidades na emissão de certificados de inspeção de segurança veicular. A portaria, divulgada hoje, atinge a matriz, localizada em Marília, e as filiais de Campinas e Londrina (PR). A filial de Sorocaba, cujo credenciamento ainda não havia sido expedido, também fica impossibilitada de emitir certificados. Durante esse período, o Inmetro vai investigar denúncias de que despachantes contratados pela empresa emitiam os certificados sem realizar a inspeção nos ítens de segurança dos veículos.

O procedimento é obrigatório e sua não-realização, segundo o Inmetro, compromete a segurança no trânsito. As denúncias estão sendo apuradas também pela Delegacia Seccional de Araçatuba, depois da apreensão com um despachante, em março deste ano, de vários certificados em branco e assinados pelo engenheiro responsável e gerente técnico da empresa. Em Sorocaba  o administrador de uma empresa concorrente registrou queixa na polícia contra um representante da Ative por ameaças.

O funcionamento irregular da empresa havia sido denunciado ao Inmetro em agosto do ano passado pela Associação Nacional dos Organismos de Inspeção de Segurança Veicular (Angis). O diretor da Ative, Raul Martins, foi procurado pela reportagem, mas não retornou as ligações.

Voltar ao topo