Inmet informa que El Nino não provocará grandes transtornos no Brasil

O fenômeno El Nino não deverá provocar grandes transtornos neste verão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou hoje o prognóstico para a próxima estação, com início oficial no dia 21 de dezembro, às 23h12 (horário de verão). “No contexto geral, esse fenômeno que é tão desastroso para os países da América do Sul será benéfico para o Brasil”, avaliou o diretor do Inmet, Augusto Athayde.

Para a região Sul a previsão até o final do verão, em março, é de muita chuva, o que beneficiará muito a produção de grãos. Por outro lado, o verão trará para o Nordeste grandes períodos de estiagem, com muito sol e temperaturas elevadas. Segundo Athayde, esse clima não favorável a agricultura será ideal para o turismo no litoral nordestino. “O prejuízo não será grande, pois o Nordeste é responsável por apenas 9% da produção nacional de grãos”.

As chuvas, pela previsão, serão fortes e descontinuadas e estarão concentradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas também acontecerão em todo o Centro-Oeste e Minas Gerais, com intervalos de 7 a 15 dias de estiagem. (Correio Web/Agência Brasil)

Voltar ao topo