Inflação pelo IGP-M em janeiro é a menor desde agosto de 2002

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de janeiro, da ordem de 2,33%, é a menor desde agosto de 2002, quando variou 2,32%, observou hoje, no Rio, o Coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros.

Com o resultado de janeiro, o IGP-M volta a um nível registrado no período anterior à da intensa desvalorização cambial, iniciada em maio/junho do ano passado e que se intensificou em setembro, quando o dólar atingiu a cotação de R$4,00.

O economista avaliou que a inflação estacionou, mas disse que não é possível prever se essa tendência permanecerá em fevereiro, principalmente devido aos rumores de guerra que, se ocorrer, poderá impactar nos preços do barril de petróleo Brent, afetando o mercado interno.

A isso se soma o desconhecimento de qual será a política de preços da Petrobras. Segundo Quadros, fatores como o reajuste de combustíveis concedido em dezembro e a volta às aulas contribuíram para elevar a inflação em janeiro. As maiores altas foram registradas no óleo diesel (9,83%) no atacado e na gasolina (6.05%) no varejo.

Voltar ao topo