Inflação medida pelo IGP-M cai a 0,62% na segunda prévia do mês

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) fechou a segunda prévia do mês de agosto em 0,62% ? uma retração de 0,49 ponto percentual em relação aos 1,11% da segunda prévia de julho. Os dados estão sendo divulgados preliminarmente, neste momento, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Internet.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), houve retração de preços tanto no atacado, como no varejo e na construção civil, os três componentes que formam o IGP-M. Medidos pelo Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso de 60% na formação do IGP-M, os preços caíram 0,68 ponto percentual, ao recuarem de 1,28% para 0,60%, entre a primeira e a segunda prévia de agosto.

No varejo, os preços medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30% na formação do IGP-M, recuaram 0,05 ponto percentual, caindo de 0,65% para 0,60%. Com menor peso (10%), o preços medidos pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC) recuaram 0,34 ponto percentual ao passarem de 1,15% para 0,81%, entre uma prévia e outra.

Voltar ao topo