Industrial diz que crescimento do PIB dá novo ânimo as empresas

O crescimento de 4,2% do PIB no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado dá novo ânimo ao empresariado brasileiro e indica que o processo de retomada do crescimento continua.A análise foi feita pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(Firjan), Carlos Mariani Bittencourt. Para ele, ?o resultado foi além da expectativa”.

Tomando por base a expansão registrada no semestre, Mariani afirmou que há possibilidade de fechar o ano, ?se não ocorrer nada imprevisível?, em 4%. Número maior do que esse vai depender da animação nos últimos seis meses. ?Considerando que os quatro meses, de julho até o final de outubro, vão demonstrar a mesma vitalidade que nós estamos percebendo em julho e agosto, podemos esperar algo além dos 4%?, avaliou.

Mariani comemorou os números relativos ao PIB, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele lembrou que a base era reduzida, mas indicou que houve em 2004 uma melhora sensível sobre os dados do ano passado.

O executivo citou a liderança do setor de serviços, que teve incremento de 2,5% no segundo trimestre em relação ao anterior, enquanto a indústria e a agropecuária mantiveram-se estáveis. Segundo ele, ?esse é um dado positivo, à medida que revela que o investimento e o consumo estão em alta, refletindo o crescimento da renda?. No segundo trimestre de 2004, contra mesmo período de 2003, a liderança é exercida pela indústria, o que renova o ânimo dos empresários, afirmou Mariani.

Para ele, desagregando o PIB pelo lado da demanda, o ânimo é ainda maior porque o consumo das famílias cresceu 3,1% no semestre sobre o acumulado janeiro/junho de 2003, e a formação bruta de capital fixo, que significa investimento direto no país, evoluiu 6,8%, sem contar com as exportações, cuja expansão foi de 17,8%, analisou o empresário.

Voltar ao topo