Indústria eletrônica deve investir US$ 6,7 bilhões até 2009

A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) entregará ao governo um estudo em que mostra que o setor vai realizar investimentos de US$ 6,7 bilhões no País até 2009, o que possibilitará a criação de pelo menos 28 mil empregos diretos e 112 mil indiretos.

O setor acredita que poderá crescer até 12% ao ano, se houver condições econômicas no País que sustentem este desenvolvimento, segundo apurou uma pesquisa realizada pela própria Eletros com seus associados.

O estudo faz parte das comemorações do 10º aniversário da Eletros e foi obtido pela Agência Estado com empresários do setor.

As vendas externas, de acordo com o plano da Eletros, poderão dar um salto qualitativo, triplicando o volume exportado no prazo de cinco anos. A entidade salienta no seu estudo que a parte do governo nesse plano deve levar em consideração os seguintes pontos: estabilidade da moeda com inflação baixa, redução da taxa de juros aos padrões internacionais, estabilidade da taxa cambial em nível competitivo, investimentos em infra-estrutura para a movimentação de cargas e na produção e distribuição de energia elétrica, incentivos às exportações em sintonia com as práticas mundiais, oferta de linhas de crédito a custo baixo e recuperação do poder aquisitivo dos trabalhadores e consumidores.

Os empresários também pedem medidas que permitam também reduzir a dependência do setor em relação à importação de componentes. A implementação de uma industria de circuitos integrados e semicondutores é fundamental para a reversão do déficit crônico do complexo eletroeletrônico, afirmam os executivos.

Voltar ao topo