Indústria automobilística teve em outubro a segunda melhor produção do ano

São Paulo – A indústria automobilística teve o melhor mês de outubro de sua história em volume de produção, com 226.393 unidades, 10,9% mais que em setembro. Na comparação com os demais meses anteriores, esta foi a segunda melhor marca, perdendo apenas para agosto deste ano, quando foram produzidos 243.700 veículos. No acumulado do ano o resultado também é recorde, com alta de 4,5% sobre igual período de 2005.

Esse dinamismo reflete o aquecimento das vendas no mercado interno (licenciamentos de nacionais e importados), que cresceram 10%, com a comercialização de 175.255 veículos, alcançando o segundo melhor resultado da história. No acumulado do ano as vendas aumentaram 12,2% também com a segunda maior posição da história.

A queda na taxa de juros praticada pelo mercado e o alongamento nos prazos de financiamento têm sido ?a mola propulsora? dos negócios, justificou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogélio Golfarb.

Ele informou que as vendas domésticas este ano deverão atingir algo em torno de 1,9 milhão de unidades.

As exportações, em números de unidades, mantiveram retração de 5,6% no acumulado do ano, segundo os cálculos da Anfavea, que incluem as máquinas agrícolas.

Em volume financeiro, no entanto, o movimento cresceu 6,1% em outubro ante setembro, e 8,5% no acumulado do ano comparado a 2005.

Voltar ao topo