Índios protestam contra desvio de verbas no Pará

Um grupo de pelo menos 70 índios caiapós invadiu ontem à tarde a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Redenção, no sul do Pará. Armados com arcos, flechas e espingardas, e pintados para a guerra, eles exigem a demissã de cinco funcionários que teriam desviado recursos do órgão. A Funai de Redenção representa 12 aldeias e cerca de 4.500 índios da região.

Os caiapós alegam estar com uma dívida de R$ 600 mil no comércio da região por causa dos supostos desvios de recursos. Eles prometem permanecer na Funai até que os cinco funcion rios sejam substituídos. As atividades no órgão estão paralisadas. A assessoria da Funai, em Brasília, informou que um representante do órgão irá a Redenção nos próximos dias para negociar a saída dos índios da sede.

A Funai de Redenção deve passar por auditoria para apurar as denúncias de desvio de verbas. Hoje, em Tucumã, também no sul do Estado, cerca de 30 caiapós invadiram armados com arcos e flechas um hotel e mantiveram amarrado por nove horas o empresário Divino Bento Araújo, que havia comprado 300 sacas de castanha e

Voltar ao topo