Índios bloqueiam estrada em protesto contra fome

Índios da tribo Wassu-Cocal bloquearam na manhã de hoje, um trecho da BR-101 nas proximidades do município de Joaquim Gomes, a 72 quilômetros de Maceió, em Alagoas. Mais de 400 famílias da tribo estão passando fome e sem recursos para o plantio e por isso resolveram bloquear a rodovia, como forma de protesto. A liberação da rodovia só aconteceu à tarde depois que cerca de 40 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas chegaram ao local.

Durante o desbloqueio o clima ficou tenso, mas não houve conflito. Os policiais afastaram os troncos de árvores da pista para liberar a estrada e os índios voltaram para a tribo, na zona da mata alagoana.  

Os índios disseram que bloquearam em protesto pela fome, que assola a maioria das 410 famílias da nação wassu-cocal. Eles reclamam da falta de assistência da Fundação Nacional dos Índios (Funai) e querem sementes para plantar em suas terras.

A superintendência da Funai em Alagoas prometeu enviar uma comissão à tribo para fazer o levantamento das reivindicações. Os índios conseguiram ainda uma audiência com o chefe da procuradoria-geral da República em Alagoas, Delson Lyra para segunda-feira às 9h.

Voltar ao topo