Índio Ashaninka é o secretário dos Povos Indígenas do Acre

Mais de cem índios Ashaninka, Kaxinauá, Shanenawa, Manchinery, Katukina, Yawanawa, Jaminawa, Kaxarari e Apurina assistiram neste fim de semana à posse do secretário dos Povos Indígenas do Acre, Francisco da Silva Pinhatã, da etnia Ashaninka. A secretaria faz parte de um dos compromissos assumidos pelo governador Jorge Viana (PT/AC), durante encontro com lideranças indígenas, e servirá para intermediar, coordenar e executar as ações do governo estadual referentes às comunidades indígenas.

Na cerimônia de posse, Jorge Viana disse que “o governo da floresta (slogan de seu governo) agora é, também, o governo do povo da floresta”. Viana sancionou um projeto de lei do deputado Edvaldo Magalhães (PcdoB/AC) que instituiu o Conselho Indígena do Acre. Também encaminhou à Assembléia Legislativa outro projeto para a criação do Fundo Estadual de Fomento ao Desenvolvimento dos Povos Indígenas do Estado do Acre.

É a primeira vez na história do Acre que um índio exerce a função de secretário de Estado. Segundo o administrador regional da Funai, Antonio Pereira Neto, este acontecimento histórico modifica para sempre e para melhor as relações de poder na região, e resgata uma dívida histórica para com esses povos, ao mesmo tempo em que evidencia a importância dos índios acreanos na sociedade.

Voltar ao topo