Índice de Lula no Datafolha é parecido com o de FHC em 1998

“Este é o melhor momento de Lula nas pesquisas históricas do Datafolha, dentre todas as eleições que disputou.” A avaliação é do diretor do instituto Datafolha Mauro Paulino, em entrevista à rádio CBN, nesta segunda-feira, sobre a pesquisa divulgada neste sábado, que aponta o candidato petista à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, com 44% de intenções de voto. Segundo ele, aumentam as chances do petista ganhar no primeiro turno, embora ainda haja 15 dias de observação do eleitor sobre as candidaturas.

Para Paulino, a “onda Lula” ainda não é definitiva, pois Serra tem chances de ir ao segundo turno, devido ao seu tempo muito maior na mídia e seu índice de 19%. “Esta onda pode gerar receios de uma vitória já no primeiro turno, o que levaria alguns setores do eleitorado a descarregar votos nos demais candidatos, numa estratégia de voto útil contra Lula”, pondera o diretor do Datafolha.

Sobre o tamanho do crescimento do presidenciável do PT, Paulino afirma que é parecido com o tamanho de Fernando Henrique Cardoso em 1998. Há 15 dias das eleições, FHC tinha 45% das intenções de voto no Datafolha. “Há outras semelhanças como o crescimento de Lula nos chamados grotões, municípios com menos de 10 mil habitantes, onde o candidato tinha muita dificuldade nas eleições anteriores, o que também deu a vitória a FHC”, comparou.

Já no primeiro ataque do programa eleitoral do candidato tucano José Serra na TV, a pesquisa Datafolha por telefone já verificava uma avaliação muito baixa, em comparação com os programas anteriores, “como se o eleitor considerasse que a campanha tucana tivesse passado do limite”. De acordo com o diretor do instituto, neste primeiro momento, do modo como foi feita, a estratégia de ataques ao petista “não surtiu efeito”. “Pelo contrário, verificou-se um aumento da taxa de rejeição de Serra”, disse Paulino, referindo-se à queda de dois pontos do tucano para 19% e aumento da rejeição de 31% para 34%.

Paulino ainda destacou o crescimento de Lula entre as mulheres como o principal fator para o resultado desta última pesquisa Datafolha. O crescimento de seis pontos eqüivale a três milhões de mulheres e está relacionado, segundo o diretor do instituto, com uma atenção maior do programa eleitoral dada a este segmento.

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