Ind

O que é considerado lixo para a maioria das pessoas transforma-se em fonte de renda nas mãos de outras. Nos últimos anos, em diversas regiões do País, inclusive no Paraná, centenas de pessoas têm garantido o próprio sustento com a reciclagem de materiais como papel, plástico e vidro.

Em Curitiba e municípios da Região Metropolitana, diversas pequenas e médias empresas atuam no segmento, gerando empregos diretos e indiretos e contribuindo com a preservação do meio ambiente. É o caso da SPS Reciclagem, localizada no bairro Parolin, na capital. Criada há quatro meses e com vinte funcionários, a empresa trabalha com reciclagem de plástico.

Mensalmente, costuma processar entre 60 e 100 toneladas só de garrafas PET. O material depois é vendido a outras indústrias e transformado em tubos de esgoto, telhas transparentes, caixas d?água e fios. “Compramos o plástico de minidepósitos mantidos por carrinheiros de Curitiba e municípios vizinhos”, explica um dos proprietários da SPS, João Radwanski. “Assim, geramos renda aos catadores, pagamos nossos funcionários e nos mantemos. Hoje eu, que já tive um estacionamento, dependo exclusivamente do trabalho com a reciclagem para sobreviver.”

Na Eletrofor Reciclagem Ltda., que tem sede na Cidade Industrial de Curitiba, estão empregadas 35 pessoas. A indústria lida com a reciclagem de resíduos de materiais pesados, que recebem tratamento e posteriormente são vendidos a outras indústrias e transformados em materiais sanitários, puxadores de móveis e tinta, entre outros produtos. “O mercado da reciclagem está em grande expansão”, avalia o gerente de marketing da empresa, Marcelo Schimalesky. “Trabalhamos com tecnologia limpa, evitando que a matéria-prima tenha que ser retirada do meio ambiente, e gerando empregos tanto diretos quanto indiretos. Para trabalhar, todos os nossos funcionários passam por treinamento, o que garante segurança nos procedimentos.”

Orgulho

Assim como Marcelo, a maioria das pessoas que trabalha com reciclagem se orgulha de estar contribuindo com a preservação do meio ambiente. O proprietário da empresa Mennopar, localizada no município de Pinhais e que trabalha com a reciclagem de polietileno e polipropileno, Rosalvo Prates, acredita que as indústrias que atuam no segmento são de grande importância tanto para o governo quanto para a sociedade: “Elas são importantes para a coletividade. Em Curitiba, o aterro da Caximba está saturado e as empresas estão dando um destino ecologicamente correto aos resíduos”, afirma. “Porém, ainda falta normatizar o segmento, que um dia ainda vai ser bastante valorizado por todos.” O material processado pela empresa de Rosalvo, que possui doze funcionários, é transformado em sacos de lixo, sacolas plásticas e embalagens.

Voltar ao topo