Inaugurado primeiro Centro de Assistência com recurso estadual

O primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) implantado com recurso estadual foi inaugurado esta semana na cidade de Cantagalo, região central do Paraná. Foram investidos mais de R$ 76,3 mil para construção do centro, aquisição de equipamentos e para contratação de profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e técnicos administrativos. ?A implementação dos Centros é parte integrante da nova fase da política de assistência social no país. O atendimento integrado oferecido nos centros promove um resgate amplo e verdadeiro da cidadania dos moradores carentes de um município?, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone.

As atividades em Cantagalo começarão em 1º de agosto, e a expectativa é de que mil famílias/ano, moradores de seis bairros da cidade, sejam alcançadas. ?Esse é um momento de grande avanço das políticas de assistência social, já que o Centro estabelece a assistência como dever do Estado e direito do cidadão?, afirma a assistente social do município, Fátima Nascimento.

CRAS ? Os Centros de Referência de Assistência Social são locais que concentram todas as políticas de assistência social, sejam políticas federais, estaduais ou municipais. Eles funcionam como a porta de entrada do cidadão na busca dos seus direitos. ?Muitas vezes, uma família carente de tudo não sabe ou não tem acesso à nenhum tipo de assistência, não sabe onde procurar ajuda. Os Centros de Referências são justamente esse lugar, que orientam e atendem os moradores?, explica Nerone.

Além do Centro de Cantagalo, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com recursos estaduais, está viabilizando a implantação de outros Centros no Estado. Atualmente, o Paraná conta com 190 Centros de Referência de Assistência Social, implantados através de parcerias dos municípios diretamente com o Ministério do Desenvolvimento Social.

A implantação de Centros de Referência de Assistência Social está prevista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS-WEB), instituído em outubro de 2004.

Voltar ao topo