Inadimplência de pessoas jurídicas tem queda no primeiro semestre

As empresas brasileiras voltaram a pagar suas contas em dia. Estudo da Serasa mostra que a inadimplência das pessoas jurídicas caiu 16,6% de janeiro a junho deste ano em todo o país, na comparação com o primeiro semestre de 2003. Segundo a Serasa, a realização de novos negócios, a renegociação de preços e prazos com fornecedores e o melhor controle dos estoques propiciaram maior equilíbrio no orçamento das empresas.

A queda na inadimplência empresarial tem ainda mais peso se comprada com os resultados do ano passado. O Indicador Serasa de Inadimplência aponta que de janeiro a junho de 2003 houve elevação de 7,3% em relação a 2002. Já em 2004, o volume de maus pagadores caiu nos três bimestres. O maior registro foi em maio e junho, com redução de 21,2% na inadimplência empresarial.

De acordo com os técnicos da Serasa, a redução ?é resultado do crescimento da economia brasileira, que vem propriciando maior geração de recursos para as empresas pagarem seus compromissos?. Eles ressaltam, no entanto, que o pagamento de dívidas ainda é dificultado pelo ?aumento da carga tributária por causa das mudanças das regras de cálculo, pelas altas taxas de juros praticadas

Voltar ao topo