In memoriam Antônio Raul Valente

Conheci o advogado Antônio Raul Valente há aproximadamente vinte anos, quando ainda Presidente da Subseção da OAB de Jacarezinho e ele já Conselheiro Estadual, então indicado pelo Instituto dos Advogados do Paraná.

Seu jeito afável, sua comunicação espontânea, seu brilhantismo e seu cavalheirismo, logo chamaram-me a atenção fazendo-me dele um fã incondicional. Aliás, como sempre aconteceu com tantos outros que tiveram a felicidade de cruzar com ele em sua extraordinária existência.

Poderia falar muita coisa do advogado Antônio Raul Valente mas acredito que dentre todos os testemunhos que talvez mais pudesse lhe agradar, seria o de sua participação na Ordem dos Advogados do Brasil.

E o faço tão somente como um de seus pares, sem condições naturalmente de o fazer em nome da instituição.

Convivi mais intensamente com o Dr. Valente, como era carinhosamente por todos chamado, nos últimos 11 anos, a partir de quando assumi o cargo de Conselheiro Estadual e dele aprendi lições magníficas.

Quando na vice-presidência da entidade, então, seu apoio foi fundamental: seus conselhos, sua experiência, seu trabalho e sua dedicação eram comoventes.

Nos processos de que participava como relator, sua voz firme e segura sempre traduzia um profundo estudo daquilo que lhe era encaminhado. Nunca se furtou de participar. Nunca recusou um processo ou uma convocação. Sempre presente no debate da defesa da classe e das suas prerrogativas.

Nos últimos meses participei com ele da Câmara de Direitos e Prerrogativas. E dava gosto ouvir sua palavra abalizada, sempre na defesa intransigente da classe mas sempre também sem deixar tomar-se pelo corporativismo.

Um lutador! Um bravo!

Esse foi o advogado Antônio Raul Valente, com quem tive a felicidade de conviver profissionalmente.

Vai ficar em todos nós um profundo vazio.

Sua voz forte não mais será ouvida no plenário. Seu sorriso franco vai nos fazer falta.

Em um período em que a OAB do Paraná perdeu tantos valores, como os inesquecíveis Accioly Neto e Antônio Gebran, o advogado Antônio Raul Valente vem se somar a essas perdas irreparáveis, de pessoas raras e realmente insubstituíveis.

Celso Antônio Rossi

é advogado em Jacarezinho e Conselheiro Estadual da OAB-Paraná.

Voltar ao topo