Ilha do Mel atinge o limite máximo de 5 mil visitantes

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) suspendeu nesta segunda-feira (27), a entrada de turistas na Ilha do Mel, que já atingiu o limite máximo de 5 mil visitantes por dia.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, cerca de 1.500 pessoas estão apenas passando o dia na ilha e que estas vagas deverão ser liberadas já no período da tarde.

?A partir do momento que estes turistas começarem a retornar ao continente, nós poderemos liberar a entrada de novos grupos. O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai?, explicou Rasca. Segundo ele, a Ilha do Mel possui uma capacidade para o recebimento de visitantes que deve ser respeitada.

O chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno disse que os proprietários de campings e pousadas também devem respeitar a infra-estrutura para que não haja dano ao meio ambiente. ?Estamos falando de uma unidade de conservação e a superlotação prejudica o bem-estar do próprio turista e da ilha também?, lembrou Bueno.

No terminal de embarque de Pontal do Sul, não estão mais sendo vendidas passagens para travessia de barco. Funcionários da Eco Paraná estão oferecendo aos turistas – que chegam ao terminal com destino a Ilha do Mel ? passeios de quatro horas para a Ilha das Peças, também conhecida como Ilha dos Golfinhos, a um custo de R$ 10,00.

A Eco Paraná e o IAP, que administram o terminal de Embarque alertam para que os turistas procurem informações sobre o número de vagas antes de se deslocar ata Pontal do Paraná para uma visita a Ilha do Mel. O telefone do terminal é (41) 3455-1690.

Segundo o presidente chefe do IAP, cerca de 20% dos visitantes procuram a ilha apenas para passar o dia. ?Por isso, é importante que os visitantes busquem informações antes de embarcar, pois o número de pessoas na ilha varia de acordo com o horário?, concluiu Reginato.

Voltar ao topo