IDH de Curitiba é o pior entre as capitais da região Sul

Entre as três capitais da região Sul do país, a cidade de Curitiba é a que apresenta o pior índice de desenvolvimento humano (IDH). A revelação está contida no Novo Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, projeto realizado com base nos dados do Censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A capital paranaense apresenta, neste novo atlas, um índice de desenvolvimento humano de 0,856. O resultado é inferior ao obtido por Florianópolis (0,881) e Porto Alegre (0,865).

Na média, o IDH dos municípios brasileiros passou de 0,709 para 0,764 entre os anos de 1991 e 2000 – um crescimento de 0,055. Já a capital paranaense assistiu a um crescimento ínfimo de seu índice, de apenas 0,02. Em outras palavras: o IDH de Curitiba aumentou o equivalente a cerca de um terço do crescimento médio nacional.

“No início da semana, a Prefeitura de Curitiba divulgou com ênfase o fato de a cidade apresentar o maior Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios do Paraná”, observa o vereador Adenival Gomes (PT). “Mas este resultado não passa de algo natural, tendo em vista a concentração das atividades econômicas nas capitais dos Estados.” (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo