IBS estima crescimento de 4% para o PIB em 2004

Crescimento de 3,5% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2004 é considerado um número tímido, levando-se em conta a atual demanda do mercado doméstico. A consideração é do presidente do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), José Armando Figueiredo Campos, que prevê que o PIB brasileiro possa alcançar expansão de até 4% neste ano.

A percepção do executivo é a de que, se mantido o atual ritmo de crescimento, a demanda interna por aços laminados planos registre evolução de 11% em 2004. Para os aços longos, o cálculo é de recuperação de 22%. “O importante é que o crescimento não está acontecendo somente nas empresas exportadoras, mas também em setores que atendem o mercado interno.” De acordo com Campos, para atender à expansão do mercado interno, o setor trabalha com uma expectativa de queda das exportações. “Só em volume, porque em valores devem crescer, por conta do aumento nos preços do aço no mercado internacional.” A previsão do IBS é de que o setor deva exportar 12,250 milhões de toneladas este ano, uma queda de 5,7% em relação aos 12,985 milhões de toneladas em 2003.

O executivo participou hoje da entrega do 1º Prêmio CEBDS de Desenvolvimento Sustentável, em cerimônia realizada em São Paulo.

Voltar ao topo