IBGE informa que emprego industrial cresce 0,3% em janeiro

O emprego industrial cresceu 0,3% em janeiro ante dezembro de 2006, na série livre de influências sazonais, segundo o IBGE. O crescimento ocorreu após três meses consecutivos de resultados negativos ante mês anterior, período em que acumulou recuo de 0,6%.

Na comparação com janeiro de 2006, houve aumento de 0,9%, mantendo seqüência de sete taxas positivas. Em 12 meses, o emprego na indústria acumula alta de 0,1%. O índice de média móvel trimestral, considerado o principal indicador de tendência permaneceu negativo e registrou variação de -0,1% no trimestre encerrado em janeiro ante o terminado em dezembro.

Na comparação com janeiro de 2006 (não há detalhamento para setores ante mês anterior), as principais pressões positivas para o mercado de trabalho da indústria vieram de alimentos e bebidas (6,9%), produtos de metal (3,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (14,1%). Em sentido contrário, os principais impactos negativos vieram de calçados e artigos de couro (-9,4%) vestuário (-5,9%) e borracha e plástico (-2,3%).

Voltar ao topo