IBGE indica que produção de março sinaliza tendência positiva

Os números de março da produção industrial trazem "um sinal mais claro de tendência positiva na produção e a liderança desse processo é de bens de capital", segundo avalia o chefe da coordenação da indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Silvio Sales. No entanto, ele ressalta que o desempenho é "bastante desbalanceado, desequilibrado" entre os setores industriais.

Enquanto os segmentos mais sensíveis às importações, como vestuário e calçados, permanecem com taxas negativas, as atividades mais ligadas ao mercado interno mostram melhores resultados. "A indústria vem respondendo ao comportamento da demanda interna", disse Sales. Para ele, as estatísticas de exportações e de licenciamento de veículos já divulgadas relativamente a abril "abrem perspectiva de manutenção da trajetória positiva da indústria".

Segundo o Sales, o Índice de Média Móvel Trimestral da indústria considerado principal indicador de tendência, cresceu 0,6% no trimestre terminado em março, ante o encerrado em fevereiro, segundo Sales.

Voltar ao topo