Ibama batiza jaguatirica ‘estressada’ de Heloísa Helena

Uma jaguatirica de seis meses está sendo tratada com acupuntura para tratar de paralisia nos membros inferiores. O tratamento, inédito para animais silvestres em Manaus, é feito por um veterinário voluntário para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A jaguatirica, segundo os técnicos, foi batizada de Heloísa Helena "por ser muito estressada, mais que o normal".

Segundo a assessoria do Ibama, o filhote foi encontrado há dois meses nas ruas do centro de Manaus. De acordo com um dos técnicos, é provável que ela tenha sido comprada por turistas no mercado negro. Eles devem ter percebido que a fiscalização não permitiria o embarque no aeroporto e abandonado o bicho.

De acordo com o veterinário responsável pelo tratamento, Emmannuel Augusto Pires, a jaguatirica tinha uma lesão nos membros inferiores provavelmente causada por um atropelamento ou por maus-tratos. "Ela só andava arrastando as pernas traseiras e não tinha sensibilidade nos membros inferiores. Agora já consegue andar normalmente e até dar saltos curtos", disse ele, especialista em acupuntura para animais domésticos.

Foram realizadas cinco sessões de acupuntura e está prevista mais uma. Heloísa Helena, após o tratamento, deve ser enviada para o zoológico de Campinas, em São Paulo, onde uma jaguatirica macho está à espera para cruza.

Voltar ao topo