A superintendência do Ibama no Estado do Paraná determinou nesta terça-feira (21) a aplicação de multa no valor de R$ 1 milhão contra a multinacional Syngenta Seeds Ltda. O Ibama confirmou o plantio de Organismos Vivos Geneticamente Modificados (OGMs) na fazenda experimental da empresa, localizada dentro dos limites da área de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu, reserva considerada patrimônio da humanidade.

continua após a publicidade

O superintendente do Ibama Marino Gonçalves explicou que a empresa ao fazer plantio com OGMs desrespeitou a Lei de Biossegurança e pôs em risco a produção orgânica na região, a saúde humana, animal e das plantas. ?Vamos buscar autorização judicial para a destruição de todos os plantios de organismos vivos geneticamente modificados existentes na fazenda experimental?, disse. A medida é resultado de uma denúncia apresentada pela ONG Terra de Direitos, no início de 2006.

Marino Gonçalves informou que além do plantio de transgênicos, ?o local onde está instalada a fazenda experimental é inadequado e desrespeita a legislação?. ?No caso do Parque Nacional do Iguaçu é exigida uma faixa de proteção de 10 quilômetros e encontramos o plantio a seis quilômetros. Não há restrições para o plantio tradicional, mas há para o de transgênicos?, esclareceu.

continua após a publicidade