Iapar lança batata para agricultura orgânica

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria da Agricultura, lançou a batata Iapar Cristina, desenvolvida para plantio no sistema orgânico. O lançamento foi feito pelo governador Roberto Requião, durante a solenidade de abertura do 1o Paraná Orgânico, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais.

Iapar Cristina se destaca pela resistência à requeima. ?É a principal doença que afeta a cultura?, explica o pesquisador Nilceu Nazareno, que trabalhou no desenvolvimento do material. A nova variedade alcança produtividade média de 15 toneladas por hectare, considerada alta para o sistema orgânico de produção. As plantas têm crescimento ereto, flores brancas e ciclo que varia de 110 a 120 dias.

Os tubérculos de Iapar Cristina têm polpa amarela, forma ovalada e película — também amarelada — de bom aspecto visual. Nazareno esclarece que a apresentação das batatas é um quesito importante, pois \"interfere diretamente no preço de comercialização obtido pelo produtor\".

A variedade está em fase de registro no Ministério da Agricultura e multiplicação de tubérculo-semente e estará disponível aos produtores já a partir de 2006. Foi desenvolvida em parceria do Iapar com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Canoinhas (SC).

Voltar ao topo