Iapar apresenta variedades de algodão resistentes a nematóides

Os produtores de algodão poderão conhecer no 20º Show Rural Coopavel duas novas cultivares de algodão recentemente finalizadas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar): IPR 140 e IPR Jataí. O evento acontece de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em Cascavel.
 
IPR 140 se destaca pela maior resistência ao nematóide Rotylenchulus reniformis, espécie que predomina nas regiões de solo basáltico e vem causando sérios prejuízos aos agricultores. ?No Paraná, ele tem provocado mais perdas do que todas as doenças da cultura somadas?, afirma o pesquisador Wilson Paes de Almeida. Conforme o especialista, o problema se alastra por praticamente toda a área algodoeira sobre terrenos argilosos e mistos do Estado.
 
A excelente produtividade ? que pode superar os 4.500 quilos por hectare ? e o alto rendimento de fibra são outros diferenciais importantes da cultivar. IPR 140 é indicada para colheita mecânica, mas os capulhos são grandes e se desprendem facilmente, o que também a torna bastante apropriada para os produtores que utilizam colheita manual. Tem ainda múltipla resistência às principais doenças da cultura, como fusariose, alternária e bacteriose, o que, de acordo com Almeida, pode dispensar, em época de plantio correta e condução adequada da lavoura, a aplicação de fungicidas nas condições do Paraná.
 
IPR Jataí foi desenvolvida para regiões de solos mistos e arenosos onde há predominância do nematóide Meloidogyne incognita. Também apresenta elevada produtividade, alto rendimento de fibra e resistência múltipla às principais doenças da cultura, embora ?demonstre alguma vulnerabilidade à bacteriose e ramulariose?, explica Almeida. O pesquisador também conta que, na fase de testes com produtores, muitos deles fizeram a colheita manual sem problemas, ?mas ficou demonstrado que o novo material é mais indicado para colheita mecânica?.
 
Sementes das variedades IPR 140 e IPR Jataí podem ser adquiridas na Cooperativa Central de Algodão (Coceal), de Ibiporã (telefone 43 3258-4500), e na Coagel Cooperativa Agroindustrial, de Goioerê (44 3521-8000).
 
Superadensado

Cotonicultores que forem ao Show Rural Coopavel também poderão discutir com os especialistas todas as características das variedades IPR 96 e IPR 120, já bastante conhecidas do público e amplamente disseminadas em todas as regiões produtoras do País. Também serão apresentadas linhagens que o Iapar vem avaliando para uso em sistemas orgânicos de cultivo.
 
O Iapar também apresentará os últimos resultados da pesquisa sobre o plantio superadensado, trabalho que desenvolve juntamente com a Associação dos Cotonicultores do Paraná (Acopar), Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), Coagel Cooperativa Agroindustrial e outras cooperativas e produtores parceiros.

Voltar ao topo