Iapar apresenta trabalho desenvolvido na produção de café

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, conhece, nesta quarta-feira (11), o trabalho desenvolvido pelo Instituto Agronômico do Paraná na produção de variedades de café e de seringueira, durante a 47.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina ? Expo-Londrina 2007.

O Iapar mantém 13 espécie de café e processamento de sementes básicas. O instituto também prepara um consórcio de café com seringueira, uma tecnologia de grande importância para o pequeno agricultor. De acordo com o pesquisador e chefe do Programa Café do Iapar, Armando Androciolli Filho, ?o café e a seringueira garantem renda o ano todo e aproveitam melhor a mão-de-obra familiar, fixando o homem no campo e trazendo desenvolvimento para a região?.

O instituto desenvolveu variedades de café resistentes à ferrugem, uma das doenças mais preocupantes da cultura, e prepara outras variedades para lançamento futuro. ?A cultura do café tem grandes desafios pela frente e é importante que o secretário saiba o que o Iapar vem fazendo para superar estes desafios?, completou Androciolli.

Bianchini vai ser recebido na sede do Iapar, às 10h30, pelo Presidente do Iapar, José Augusto Teixeira de Freitas Picheth, pelo Diretor Técnico-Científico, Arnaldo Colozzi Filho, demais diretores, pesquisadores e funcionários. O secretário também vai conhecer o trabalho de zoneamento agroclimático, o serviço de Alerta Geada e outras medidas de proteção contra geada.

O Gerente do Consórcio brasileiro de pesquisa e desenvolvimento do café, Gabriel Ferreira Bartolo também vai acompanhar a visita. O Iapar é uma das instituições fundadoras do consórcio brasileiro que agrega os principais pesquisadores de café do Brasil.

Voltar ao topo