O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) montou uma força-tarefa de fiscalização dos postos de combustíveis, envolvendo os 20 escritórios regionais do órgão no Estado, durante toda a semana passada. O objetivo da operação foi verificar se os proprietários de postos destinam de maneira adequada os efluentes produzidos. Os sistemas lavacars devem ter sistemas adequados de proteção do solo contra vazamentos e ainda se têm regulamentação ambiental para trabalhar.
De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, dos 2.800 postos existentes no Estado, apenas 100 possuem licenciamento ambiental. “Os proprietários que já foram notificados anteriormente receberam multa. Os demais foram notificados para que regularizem a situação no prazo de trinta dias”, explica. A multa mínima para os postos que operam sem licença ambiental é de R$ 1 mil. Este valor sobe em caso de reincidência e principalmente na comprovação de poluição ambiental.
Curitiba – No Escritório Regional do IAP de Curitiba, três equipes de fiscais participaram da operação. Foram vistoriados 97 postos de combustível, em 29 municípios, abrangendo Curitiba e municípios vizinhos. Destes, 17 proprietários foram autuados – nenhum da capital – e quase todos os demais notificados a comparecer na regional de Curitiba para apresentarem a licença ou regularizarem a situação.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna 

