IAP distribui panfletos sobre balneabilidade para os foliões

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai distribuir, durante o carnaval, folhetos contendo orientação aos veranistas sobre as condições de balneabilidade nas praias do Litoral e também sobre os riscos de contaminação pela água. O material será distribuído nas Praças de Pedágio, Serra da Graciosa, rodoviárias e balneários.
A orientação do secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, é de manter, com o apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a interdição drástica (fitas de isolamento) nos pontos considerados impróprios para banho.
A medida visa assegurar a saúde dos veranistas e foliões que irão aproveitar o feriado nas praias paranaenses, já que nos pontos impróprios a grande concentração de coliformes fecais ou da bactéria Escherichia coli, presente nas fezes humanas, é um indicativo da presença de esgoto na água e, por conseguinte, da existência de microorganismos patogênicos que podem transmitir doenças.
Os banhistas que não se ativerem às orientações podem ficar expostos a doenças como a febre tifóide, disenteria, febre paratifóide, amebíase, otite infecciosa, hepatite infecciosa, poliomielite e cólera.
As amostragens de balneabilidade são feitas semanalmente, mas o resultado do boletim leva em consideração as últimas cinco análises. O litoral paranaense tem 94 quilômetros de praia. Destes, são analisados 46 trechos (oito quilômetros), em pontos considerados de risco de contaminação por esgoto: próximo a rios e canais e nos locais de maior concentração de banhistas. Nos pontos restantes não há necessidade de se fazer coleta.
O IAP orienta aos banhistas que observem as placas e respeitem a interdição, principalmente crianças e idosos.
O décimo primeiro boletim de balneabilidade do litoral mostra que, dos 46 pontos analisados, 16 pontos estão impróprios para banho, um satisfatório, oito muito bons e 21 excelentes. Os trechos ruins são em Ponta da Pita, em Antonina; nos rios Nhundiaquara (Porto de Cima, em frente ao Marco Zero e em frente ao Largo Lamenha Lins) e Marumbi (próximo à ponte), em Morretes; na Ilha do Mel (Praia das Encantadas), em Pontal do Sul (a 100 metros à direita do Rio Olho D’Água), em Matinhos (100 metros à direita e 100 metros à esquerda do Rio Matinhos, em frente ao Mercado dos Peixes, 200 metros à esquerda do Morro e 100 metros à esquerda do Morro), em Caiobá (em frente ao Iate Clube Caiobá), e em Guaratuba (em frente à Travessa Valdomiro Pedroso, 50 metros à direita do Rio Brejatuba e 200 metros à esquerda do Morro do Cristo).

Voltar ao topo